quarta-feira, dezembro 19, 2007
sexta-feira, dezembro 07, 2007
O Cristinanismo (Por Daniela e Nancy Santos)
O nosso tema do trabalho é sobre o cristianismo.
O cristianismo é uma religião monoteísta ( que consiste na crença de um único Deus), é baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo.
O cristianismo iniciou-se no século I com o judaísmo. A origem desta religião fundamenta-se na crença de que um Messias descendente do rei David, iria um dia instaurar o reino de Israel. Na Palestina Jesus Cristo começou a pregar uma nova doutrina e a atrair seguidores, sendo aclamado por alguns como Messias.
Jesus Cristo foi rejeitado pelos judeus mais ortodoxos tendo sido condenado por blasfémia, e executado pelos romanos como um líder rebelde.
· Omnisciência
· Omnipresença
· Omnipotência
As características desses atributos são:
· Omnipotência É o Deus todo poderoso;
· Omnipresença É Deus estar presente em todo o lado
· Omnisciência Deus criador de todo o mundo
A maioria das denominações cristãs acredita na Santíssima Trindade, isto é acreditam que Deus é um ser que existe em três entidades distintas, eternas e indivisíveis, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Os cristãos reconhecem a importância dos ensinamentos de Jesus Cristo. Um dos ensinamentos que se salientam mais é o do amor. Deus ama todas as espécies à sua imagem.
Esta religião tem diversas vertentes. Ou seja o cristianismo reflecte três diferenças doutrinais:
· Catolicismo Romano;
· Ortodoxia;
· Protestantismo.
O protestantismo engloba actualmente a igreja protestante, e isto está dividido em três vertentes que são: denominações históricas;
· Denominações Pentecostais
· Denominações Neopentecostais
Esta religião têm diversas formas de culto, que envolvem a leitura da bíblia, a ida à igreja, a cerimónia da eucaristia etc.
Os católicos e os ortodoxos interpretam as formas de culto cristãs em termos de sete sacramentos, que são, o Baptismo, Eucaristia, Matrimónio, Crisma, Penitência, Extrema-unção, e por último a Ordem.
Já os protestantes não têm os mesmos sacramentos impostos pelo catolicismo. Eles apenas praticam o baptismo e a santa ceia.
Estes e muitos outros tópicos fazem parte do cristianismo.
O catolicismo e a igreja actualmente são muito discutidos, nos países em que são considerados as capitais da religião, e não só.
A igreja não concorda com muitas opiniões, nem com os actos realizados pela sociedade actualmente. Como por exemplo, a igreja não concorda com o uso de métodos contraceptivos, a igreja é contra
A nossa opinião sobre isto é que hoje em dia a igreja e o cristianismo têm um grande poder na sociedade. Isto pode ser bom como por vezes pode ser mau. Porque na nossa opinião existem algumas atitudes ou opiniões que por vezes são um pouco antiquadas, estamo-nos mesmo a referir ao uso de métodos anticoncepcionais.
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Terrorismo (Por Luciano)
Luciano Silva
sábado, dezembro 01, 2007
O Judaísmo (Por Cátia Paiva e Diana)
Fizemos várias pesquisas por enciclopédias e sites, e, devido às várias ramificações do judaismo, encontrámos várias teses, tendo apenas em comum as origens em Abrãao, Moisés e David. Assim decidimos desenvolver as ramificações mais praticadas actualmente e que se consideram mais importantes.
Por fim concluímos que o Judaismo é uma religião que tem muitas semelhanças a outra grande religião monoteista, o Cristianismo, e que por aí não deveriam haver tantos confrontos, já que partiram as duas das mesmas bases.
Concluimos também que os judeus são um povo que se destaca pela sua cultura e costumes e que, além de todas as perseguições que sofreu, continua a mostrar empenhamento na sua fé.
Trabalho realizado por:
Cátia Paiva nº20086
Diana Silvano nº20088
Islamismo (Por Elma e Marina)
Este trabalho foi muito enriquecedor tanto a nível pessoal como cultural, já que o nosso conhecimento era escasso acerca desta religião.
Para iniciar descobrimos que o facto do calendário islâmico ter 622 anos de atraso em relação ao calendário gregoriano, tendo o islamismo aparecido como religião em 622d.c e foi a partir desta data que se iniciou a contagem do mesmo.
À luz do islamismo, Maomé foi a peça fundamental para a formação desta religião, já que o anjo Gabriel apareceu diante dele incumbindo-o de ser o profeta de Allah bem como, de escrever o Alcorão. Por sua vez Maomé fundou a religião o que demorou cerca de 12 anos.
Para os muçulmanos a oração é uma forma de santificar e louvar Deus, deve ser efectuada cinco vezes ao dia, o que corresponde aos períodos da etapa do curso do sol, curiosamente os muçulmanos devem estar asseados, bem como trajados como manda a religião.
Ficamos a saber que durante o mês do Ramadão, as mulheres grávidas e lactentes, os idosos, os doentes e os viajantes estão dispensados de cumprir o Ramadão, mas para cada dia que faltarem ao mesmo devem alimentar um pobre.
Para grande espanto aquando da nossa pesquisa, descobrimos que o Alcorão se afirma como sendo a reinterpretação dos acontecimentos fundamentais da Tora e da Bíblia, visto que os muçulmanos defendem que estas religiões deturparam a mensagem de Deus.
Condenando-os igualmente pelo facto dos cristãos defenderem que Jesus é filho de Deus bem como a doutrina da Trindade, já os Judeus procederam mal ao adorarem o bezerro de Ouro.
A autoridade religiosa foi outra curiosidade para nós, visto que esta demonstra que o islamismo não tem hierarquia religiosa, por outro lado, possui homens que estudam profundamente o Alcorão, interpretando-o para posteriormente produzir leis gerais para os comportamentos dos humanos.
Para uma pessoa que se queira converter ao islamismo, é necessário proclamar três vezes a profissão de fé perante duas testemunhas, o que no cristianismo equivale ao baptismo.
Assim como em qualquer religião o islamismo possui os seus lugares sagrados. Meca representa a cidade onde se encontra a mesquita principal da Arábia Saudita sendo o 1º lugar sagrado do Islão, Medina é o 2º lugar sagrado do Islão visto que foi para esta cidade onde Maomé se refugiou quando estava a ser perseguido e por ultimo Jerusalém é o 3º lugar sagrado pois é nesta cidade onde se acredita que Maomé ascendeu ao céu e falou com Deus.
Concluindo, actualmente para grande espanto de ambas, constatamos que o islamismo é a 2º maior religião do Mundo estando a crescer rapidamente. Com este trabalho podemos também compreender o facto de existir um grande conflito entre os países islamicos e os EUA, devendo-se ao fundamentalismo instalado nestes países estar contra ao apoio dos EUA a Israel bem como o seu apoio a regimes aos quais os fundamentalistas se opõem.
Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres (Por Rute)
Reflexão do trabalho
No decorrer do trabalho de Mundo Actual sobre Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres aprendi, e percebi, que não são só as mulheres que sofrem de discriminação, os homens também são afectados. E que isto não é só um problema dos países pobres, mas também dos países ricos.
Este trabalho foi muito enriquecedor para mim, pois não fazia ideia de que os países ricos, e os homens, também sofriam com o problema das desigualdades.
O que aprendi com este trabalho foi que a sociedade é um pouco culpada e responsável por aquilo que somos e fazemos. Pegando no exemplo que me foi dado, quando uma criança nasce é-lhe dado brinquedos que vão influenciar a sua vida. E que as mulheres, talvez porque quando são pequenas recebem brinquedos como fogões, instrumentos de limpeza, têm melhor vocação para limpar e cuidar da família ou outros.
Os livros escolares, são em parte, um pouco culpados disso, porque influenciam através das imagens e textos usados.
Nos locais de trabalho os homens e as mulheres são afectados de varias maneiras.
Há trabalhos que são dirigidos especificamente a um sexo, as regras de funcionamento são diferentes para os homens e para as mulheres.
E que as mulheres não recebem pagamentos extra por terem de faltar ao trabalho para cuidarem da família, e os homens têm maior facilidade em chegar a um nível profissional superior do que as mulheres, mesmo elas terem reunidas condições para isso.
Os homens sofrem a nível profissional e familiar porque não têm direito a usufruir de licença de maternidade e paternidade, são a principal fonte de recursos financeiros e são mal vistos se não conseguirem ter uma carreira de sucesso.
Algumas destas coisas foram novas para mim porque, quando ouvia falar em desigualdades, eu, imediatamente, associava isso aos países pobres, em que as principais afectadas são as mulheres, porque têm de ficar em casa a cuidar dos filhos e da casa, entre outras coisas, enquanto o homem vai arranjar comida e recursos para a família, o que, de certa forma, também acontece nos países ricos.
Arrancar com este trabalho, para mim, foi um pouco difícil pois não sabia como começar e como estruturá-lo. Com a entrada da Denise, o trabalho arrancou e ficou melhor estruturado e estava a prosseguir num bom caminho. No fim, foi complicado, porque tive de acabar o trabalho sozinha, porque não fui avisada pela minha colega, na véspera do dia 20 de Novembro.
RuteRacismo e Xenofobia (Por Martinho e Tiago)
Neste trabalho sobre o Racismo e Xenofobia podemos constatar que pouco sabemos acerca desta “doença” que assola os países ricos e pobres e as razões a que levam as pessoas a praticarem.
A Xenofobia, um distúrbio a nível clínico, é agora considerada, como um mal que assolou as sociedades do antigamente e que depressa se veio a notar nas sociedades actuais.
Ao medo incontrolável, a tudo o que é estranho para um indivíduo, e que pode ser confundido, e levar a um ódio, ou a realizar acções racistas, denomina-se Xenofobia.
Em alguns países da Europa, os imigrantes são muitas vezes, alvo de grupos xenófobos ou racistas, que os discriminam, pela sua religião, por questões politicas e também por razões sociais, que por terem uma mentalidade retrógrada, julgam que estes imigrantes, lhes irão alterar o estilo de vida, e roubar o seu sustento, ou seja o seu trabalho.
Apesar do racismo, ser uma consequência da xenofobia, há algumas diferenças entre as quais, a mais notada e característica é a aversão à cor do indivíduo em questão.
Vários grupos xenofobicos e /ou racistas, como os Skinheads, os Ku Klux Klan (KKK), neonazis entre outros tem como objectivo comum a aniquilação de todo o que é estranho, ou diferente. São em regra grupos ultra-nacionalistas.
Tivemos também conhecimento que as populações de alguns países subdesenvolvidos tendem a emigrar para os países ricos, por exemplo para um pais da Europa, com o objectivo de encontrar uma vida melhor, melhores condições tal como um trabalho melhor.
.
Elaborado por: Martinho Ferreira
Thiago Soares
sexta-feira, novembro 30, 2007
Comentários ao Filme "O Sorriso de Monalisa"
Consumismo e Endividamento das Famílias (Por Rita e Nanci Barbosa)
O nosso trabalho começa por nos descrever os valores surpreendentes ligados aos empréstimos cada vez mais usados pela nossa sociedade.
No ano de 2004 os empréstimos feitos pelas famílias portuguesas atingiram os 117%. O banco refere que os empréstimos aumentaram 10% nesse mesmo ano, de igual forma o empréstimo à habitação também aumentou... O Banco de Portugal relata que os salários sem impostos cresceram acima da média em 2004, contudo, a economia portuguesa perdeu concorrência nas exportações, «daí um aumento dos custos unitários do trabalho acima da zona euro» *****
Com este aumento e com a nossa sociedade cada vez mais consumista, perguntamos a nós próprios como pode ser possivel haver cada vez mais empréstimos e mais dívidas??
Não encontrámos resposta, porque isto tudo torna-se num ciclo vicioso, que as pessoas nem se apercebem do dinheiro que gastam e dão por elas à frente de um banco a pedir empréstimos, muitas das vezes para pagarem coisas sem mera importância... Mas fazem isto sempre com a mentalidade de terem mais que os outros, como por exemplo, carros topo de gama em frente à porta de casa, ter telefone fixo e ao mesmo tempo telemóvel, prestação da casa e muito mais, e são capazes de passarem o mês a comerem enlatados e comidas plásticas para terem o que não podem ter.
Muitos destes empréstimos que depois vão levar às futuras prestações dão-se devido à grande publicidade enganosa, que infelizmente à cada vez mais pessoas a deixarem-se enganar...
A publicidade é um dos factores que leva as pessoas cada vez mais a aderir ao consumismo, estas ficam com uma imagem iludida em relação aos produtos e em vez de se informarem para saberem se é uma publicidade enganosa ou não, deixam-se levar pela linda aparência, e aí tudo começa com um simples empréstimo, amanhã mais um e torna-se num «hábito». A grande maioria dos ordenados tende para se manterem ou até mesmo continuarem a baixar, e o aumento dos empréstimos continua.
***Diário de Noticias
Rita e Nanci
Igualdade de Oportunidades - Incapacidades ( por Ana e Joana Carpelho)
No âmbito da disciplina de Mundo Actual, foi nos pedido para realizar um trabalho sobre a Igualdade de Direitos na Deficiência.
O termo “deficiente” é um dos mais usados hoje em dia e de uma maneira errada, pois trás consigo uma conotação negativa e por este motivo começou a ser recusado pelos especialistas da área. Esta palavra promove o preconceito e a desvalorização das pessoas com algum tipo de deficiência.
Há em Portugal cerca de um milhão de pessoas com deficiência, em que grande parte desse número vive isolado e sem possibilidade de sair de casa ou de se mover na via pública devido às grandes barreiras arquitectónicas que não prejudicam somente as pessoas com deficiência, como também prejudicam os idosos e pessoas com limitações temporárias de locomoção. Temos como exemplo de barreiras arquitectónicas as escadas, os transportes públicos, os multibancos, os carros estacionados em cima dos passeios, etc.
O acesso à Educação está limitado particularmente para as crianças e jovens que possuem algum tipo de deficiência. A Educação Especial tem-se centrado nestes jovens, no entanto, a Educação regular passou também a prestar mais atenção a pessoas com necessidades educativas especiais e a tentar combater o insucesso escolar das mesmas. As poucas habilitações literárias e as desvantagens em relação à obtenção de emprego já são só por si razões suficientes para que seja dada formação profissional a pessoas portadoras de deficiência.
Em relação a emprego não existem facilidades, uma vez que nas crises financeiras estas pessoas são as primeiras a ser despedidas; quando têm um emprego, geralmente, são mal pagas e ocupam lugares de baixo posto.
Outro dos problemas é o acesso aos cuidados de saúde pois muitos centros de saúde ainda são inacessíveis devido às dificuldades de locomoção que dos portadores de deficiência.
Na sexualidade e maternidade também existem serias lacunas pois as pessoas incapacitadas são as maiores vítimas de abusos sexuais, psicológicos e físicos. As mulheres são aconselhadas a evitar a maternidade e a recorrer a formas de esterilização tais como a histerectomia.
Podemos então concluir que os governos deveriam dar mais atenção a este tipo de pessoas e disponibilizar mais ajudas para que estas conseguissem ter um nível de vida mais elevado e com melhores condições. Este trabalho ajudou-nos a mudar a nossa mentalidade e pelo menos tentámos com que os nossos colegas ficassem mais alerta para este tipo de problemas.
Ana Mateus & Joana Carpelho – 1ºano
O Aquecimento Global (por Joana Carranca e Paula)
O tema que nós escolhemos foi o Aquecimento Global. É um tema muito falado hoje em dia, mas que pouca gente sabe no que consiste e pouca gente conhece a real dimensão e consequências deste problema.
Nós, com este trabalho ficámos a conhecer as consequências deste problema bem como o Protocolo de Quioto.
Também achamos, que conseguimos com que os nossos colegas ficassem a entender este tema e que ficassem mais sensiblizados acerca das consequências e dos malefícios do Aquecimento Global.
Aprendemos que o Aquecimento Global, consiste no aumento da temperatura media da superfície global e que o Aquecimento é mais acentuado nos continentes do que nos oceanos.
Aprendemos também que é provocado pelo aumento das concentrações de Gases; pela queima de combustíveis fosseis o que provoca o aumento dos níveis de CO2 na atmosfera; o corte de grande número de árvores; uso abusivo de águas subterrâneas e do solo para agricultura industrial e do maior consumo energético e de poluição.
Joana Carranca e Paula
O Terrorismo (por Susana Simões)
Segundo o departamento do Estado Norte-americano terrorismo são todas as actividades que vão desde a pirataria à sabotagem de um meio de transporte, entre muitos outros actos cometidos que afectam muitas vezes a população.
Os fundamentos do terrorismo são essencialmente políticos e religiosos.
Tal como se pode prever todos os actos cometidos no terrorismo têm consequências tais como:
- Destruição total ou parcial de uma cidade ou estado;
- Prejuízos a nível financeiro (ex. torres gémeas);
- Põe em perigo a segurança de um ou mais indivíduos;
- Causa estragos que são considerados a uma população;
- Destroem essencialmente infra estruturas de um país.
Existem, como já referi anteriormente, algumas organizações terroristas tais como: PKK – Partido dos trabalhadores do Curdistão; HAMAS – Movimento de Resistência Islâmica; ETA – Euskadi e liberdade; AL-QAEDA – movimento político e religioso; JIHAD ISLAMICA PALESTINIANA – movimento político religioso.
Reflexão: Antes da realização deste trabalho não tinha a noção do que seria o terrorismo. Aprendi que hoje em dia o terrorismo é mais falado essencialmente devido ao atentado do 11 de Setembro de 2001, pois foi um atentado que abalou o estado norte-americano assim como todo o mundo que teve acesso a esta notícia. Tal acontecimento deu origem a problemas financeiros bem como o facto de ter afectado a população em questão. Aprendi também com este trabalho que o terrorismo “ não tem face”, pois cada indivíduo tem a sua noção de terrorismo e este pode ser praticado por qualquer raça ou nacionalidade.
Na minha opinião o terrorismo é considerado crime a nível internacional e tenho a ideia que esta noção nunca desaparecerá, pois o terrorismo nos nossos dias jamais acabará!
Trabalho realizado por: Susana Simões
domingo, novembro 04, 2007
quinta-feira, novembro 01, 2007
quinta-feira, outubro 25, 2007
Grandes Temas do Século XXI (Mundo Desenvolvido)
Consumismo e Endividamento das Famílias:
Recurso 1 -Artigos da Revista Visão, Deco Proteste, Portal dos Consumidores)
Recurso 2 - Defesa do consumidor na União Europeia (10 princípios básicos)
Recurso 3 - Vídeos "Consome até morrer"
Recurso 4 - Publicidade "Consome até morrer"
Recurso 5 - Diário de Notícias, Famílias com demasiadas dívidas (2005)
Recurso 6 - Jovens mais endividados (2005)
Recurso 7 - Famílias vão ter mais dificuldade no crédito (2007)
Xenofobia e Racismo:
Recurso 1 - Janus Online, Racismo e Xenofobia na Europa
Recurso 2 - Wikipédia, Xenofobia
Recurso 3 - Revista Espaço Académico, O Retorno da Xenofobia
Recurso 4 - Wikipédia, Imigração
Recurso 5 - Wikipédia, Imigração em Portugal
Aquecimento Global:
Recurso 1- Wikipédia, Poluição
Recurso 2 - Wikipédia, Aquecimento Global
Recurso 3 - Visualização do vídeo Conferência do Rio, 1992
Terrorismo, Guerra sem rosto:
Recurso 1 - Janus Online, 11 de Setembro de 2001, salto qualitativo na guerra assimétrica
Recurso 2 - Visão Online, Especial 11 de Setembro
Recurso 3 - Wikipédia, ETA País Basco (Espanha)
Recurso 4 - Terra, Saiba mais sobre o grupo Basco ETA
Recurso 5 - Janus Online, Organizações classificadas como terroristas pela UE e pelos EUA
Recurso 6 - Wikipédia, Jihad Islâmica
Recurso 7 - Wikipedia, FPLP, Frente Popular para a Libertação da Palestina
Religiões Monoteístas:
Recurso 1 - Wikipédia, Cristianismo
Recurso 2 - Judaísmo
Recurso 3 - Islamismo
Direitos Humanos:
Recurso 1: Wikipédia, Direitos Humanos
Recurso 2: Aministia Internacional, Portugal
Recurso 3: Declaração Universal dos Direitos Humanos
Igualdade de Oportunidades:
Recurso 1: Entre Homens e Mulheres
Recurso 2: Portal do Cidadão com Deficiência
Recurso 3: Wikipédia, Deficiência
Recurso 4: Intolerância Religiosa
quarta-feira, setembro 12, 2007
Dalai Lama na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa
Aguardo entretanto com muita expectativa o trabalho da Ana Rita sobre o Budismo o qual gostaria muito de ver publicado neste nosso blog ;).
terça-feira, setembro 11, 2007
segunda-feira, julho 23, 2007
Auschwitz
Pesquisado na Diciopédia 2005
domingo, julho 22, 2007
segunda-feira, julho 02, 2007
Comentário ao Filme "A Vida é Bela"
domingo, maio 27, 2007
Sobre o Desenvolvimento Sustentável
domingo, maio 20, 2007
quarta-feira, abril 25, 2007
Ao Emanuel: "Vivemos livres numa prisão"
O Emanuel publicou num comentário a um dos posts a seguinte reflexão:
"Será que somos verdadeiramente livres após o 25 de Abril? Será que o 25 de Abril deu-nos uma verdadeira liberdade? Penso que o 25 se Abril deu-nos liberdade em algumas coisas mas em outras temos cada vez menos poder de escolha. "
quarta-feira, abril 11, 2007
José Ramos-Horta
quarta-feira, abril 04, 2007
Xanana Gusmão
Luta pela independência de Timor Leste
[Sónia, acrescentei este vídeo porque acho que vale a pena ver :)) Ana N.]
A destruição da cultura portuguesa no Timor Leste durante os anos da sangrenta ocupação indonésia. Este documentário foi filmado em 16mm clandestinamente entre os anos de 1997 e 1998. A trilha é composta de canções cívicas indonésias cantadas por crianças timorenses e de uma entrevista com um membro da guerrilha que lutou pela independência do Timor.
The portuguese culture´s destruction in East
Timor under Soharto´s domination. Twenty five years without speaking portuguese. Told by a local unsurgent and by indonesia songs by children from Timor.
Dir. André Bechelane - 2003
Lenda do Folar da Páscoa
Como surgiu a Páscoa
quarta-feira, março 21, 2007
Lisboa (lendas)
Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara para se encontrar às escondidas com Violante. A jovem tinha sido feita noviça à força porque o seu pai não estava de acordo com o amor de ambos. Um dia, Simão pediu à sua amada para fugir com ele. No dia seguinte, Simão foi acordado pelos homens do rei que o vinham prender acusando-o do roubo das relíquias da igreja de Santa Engrácia, que ficava perto do convento. Para não prejudicar Violante, Simão não revelou a razão porque tinha sido visto no local. Apesar de invocar a sua inocência foi preso e condenado à morte na fogueira. A cerimónia da condenação tinha lugar junto da nova igreja de Santa Engrácia, cujas obras já tinham começado. Quando as labaredas envolveram o corpo de Simão, este gritou que era tão certo morrer inocente como as obras nunca mais acabarem. Certo é que as obras da igreja iniciadas à época da execução de Simão pareciam nunca mais ter fim. De tal forma, que o povo se habituou a comparar tudo aquilo que parece não ter fim às obras de Santa Engrácia.
Lenda da Cova Encantada ou da Casa da Moura Zaida
No tempo em que os Mouros dominavam Sintra, um cavaleiro nobre cristão foi feito prisioneiro. Zaida, a filha do alcaide, apaixonou-se por ele. Um dia, o resgate foi pago e o cavaleiro libertado. Apaixonado também por Zaida, o cavaleiro pediu-lhe para fugirem. Zaida recusou, mas pediu-lhe para nunca mais a esquecer. O nobre cavaleiro voltou para a sua família. Tentou esquecer Zaida nos campos de batalha mas não conseguiu. Decidiu atacar de novo o castelo de Sintra. Durante esse combate, o nobre cavaleiro tombou ferido. Zaida arrastou-o através de uma passagem secreta até uma sala escondida numas grutas. Enquanto enchia uma bilha de água para levar ao seu amado, foi atingida por uma seta e caiu ferida. O cavaleiro cristão juntou-se ao corpo da sua amada. Mais tarde, os dois foram encontrados já sem vida. Diz a lenda que, em certas noites de luar, aparece junto à cova uma formosa donzela vestida de branco a encher uma bilha de água, desaparecendo de seguida após um doloroso gemido.Na serra de Sintra existe uma rocha com um corte, perto do Castelo dos Mouros. Diz a tradição que o corte marca a entrada para uma cova que tem comunicação com o castelo. É conhecida por Cova da Moura ou Cova Encantada.
O Cavaleiro Henrique
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de toda a Europa para auxiliar D. Afonso Henriques. Houve um cavaleiro chamado Henrique, originário de Bona, que morreu na conquista de Lisboa e que foi sepultado na Igreja de S. Vicente de Fora.A lenda diz que, logo que Henrique foi sepultado, dois dos seus companheiros, ambos surdos e mudos de nascença, foram deitar-se sobre o seu túmulo. Pediram a Henrique que intercedesse junto de Deus pela sua cura. Em sonhos, Henrique disse-lhes que Deus os tinha curado. Quando acordaram, verificaram que o sonho se tinha tornado realidade. Pouco tempo depois, morreu um escudeiro de Henrique e foi sepultado na Igreja de S. Vicente, longe do túmulo do seu amo. O cavaleiro Henrique apareceu em sonhos ao sacristão da igreja e disse-lhe que queria o corpo do escudeiro junto de si. O sacristão não ligou importância ao sonho, nem quando este se repetiu no dia seguinte. Na terceira noite, Henrique, novamente em sonhos, falou-lhe tão irritado com a sua indiferença que o sacristão acordou imediatamente e passou toda a noite a cumprir as suas indicações. Apesar de ter trabalhado muitas horas, o sacristão sentia-se bem, como se tivesse dormido toda a noite.Segundo a lenda, cresceu uma palma no seu túmulo cujas folhas curavam os males de todos os peregrinos que ali acorriam. Um dia, a palma foi roubada, mas ficou para sempre na memória do povo através do nome de uma rua na baixa de Lisboa.
Martim Moniz
A lenda conta que D. Afonso Henriques tinha posto cerco à cidade de Lisboa, ajudado pelos muitos cruzados que por aqui passaram a caminho da Terra Santa. Numa tentativa de assalto a uma das portas da cidade, Martim Moniz enfrentou os mouros e conseguiu manter a porta aberta. O seu corpo ficou atravessado entre os dois batentes e permitiu que os cristãos entrassem na cidade. Gravemente ferido, Martim Moniz entrou na cidade com os seus companheiros. Fez ainda algumas vítimas entre os seus inimigos, antes de cair morto. D. Afonso Henriques quis honrar a sua valentia e sacrifício. Ordenou que aquela entrada passasse a ter o nome de Martim Moniz. O povo diz que foi D. Afonso Henriques que mandou colocar o busto do herói num nicho de pedra, onde ainda hoje se encontra, junto à Praça de Martim Moniz.