Segundo o departamento do Estado Norte-americano terrorismo são todas as actividades que vão desde a pirataria à sabotagem de um meio de transporte, entre muitos outros actos cometidos que afectam muitas vezes a população.
Os fundamentos do terrorismo são essencialmente políticos e religiosos.
Tal como se pode prever todos os actos cometidos no terrorismo têm consequências tais como:
- Destruição total ou parcial de uma cidade ou estado;
- Prejuízos a nível financeiro (ex. torres gémeas);
- Põe em perigo a segurança de um ou mais indivíduos;
- Causa estragos que são considerados a uma população;
- Destroem essencialmente infra estruturas de um país.
Existem, como já referi anteriormente, algumas organizações terroristas tais como: PKK – Partido dos trabalhadores do Curdistão; HAMAS – Movimento de Resistência Islâmica; ETA – Euskadi e liberdade; AL-QAEDA – movimento político e religioso; JIHAD ISLAMICA PALESTINIANA – movimento político religioso.
Reflexão: Antes da realização deste trabalho não tinha a noção do que seria o terrorismo. Aprendi que hoje em dia o terrorismo é mais falado essencialmente devido ao atentado do 11 de Setembro de 2001, pois foi um atentado que abalou o estado norte-americano assim como todo o mundo que teve acesso a esta notícia. Tal acontecimento deu origem a problemas financeiros bem como o facto de ter afectado a população em questão. Aprendi também com este trabalho que o terrorismo “ não tem face”, pois cada indivíduo tem a sua noção de terrorismo e este pode ser praticado por qualquer raça ou nacionalidade.
Na minha opinião o terrorismo é considerado crime a nível internacional e tenho a ideia que esta noção nunca desaparecerá, pois o terrorismo nos nossos dias jamais acabará!
Trabalho realizado por: Susana Simões
Sem comentários:
Enviar um comentário