Este trabalho foi muito enriquecedor tanto a nível pessoal como cultural, já que o nosso conhecimento era escasso acerca desta religião.
Para iniciar descobrimos que o facto do calendário islâmico ter 622 anos de atraso em relação ao calendário gregoriano, tendo o islamismo aparecido como religião em 622d.c e foi a partir desta data que se iniciou a contagem do mesmo.
À luz do islamismo, Maomé foi a peça fundamental para a formação desta religião, já que o anjo Gabriel apareceu diante dele incumbindo-o de ser o profeta de Allah bem como, de escrever o Alcorão. Por sua vez Maomé fundou a religião o que demorou cerca de 12 anos.
Para os muçulmanos a oração é uma forma de santificar e louvar Deus, deve ser efectuada cinco vezes ao dia, o que corresponde aos períodos da etapa do curso do sol, curiosamente os muçulmanos devem estar asseados, bem como trajados como manda a religião.
Ficamos a saber que durante o mês do Ramadão, as mulheres grávidas e lactentes, os idosos, os doentes e os viajantes estão dispensados de cumprir o Ramadão, mas para cada dia que faltarem ao mesmo devem alimentar um pobre.
Para grande espanto aquando da nossa pesquisa, descobrimos que o Alcorão se afirma como sendo a reinterpretação dos acontecimentos fundamentais da Tora e da Bíblia, visto que os muçulmanos defendem que estas religiões deturparam a mensagem de Deus.
Condenando-os igualmente pelo facto dos cristãos defenderem que Jesus é filho de Deus bem como a doutrina da Trindade, já os Judeus procederam mal ao adorarem o bezerro de Ouro.
A autoridade religiosa foi outra curiosidade para nós, visto que esta demonstra que o islamismo não tem hierarquia religiosa, por outro lado, possui homens que estudam profundamente o Alcorão, interpretando-o para posteriormente produzir leis gerais para os comportamentos dos humanos.
Para uma pessoa que se queira converter ao islamismo, é necessário proclamar três vezes a profissão de fé perante duas testemunhas, o que no cristianismo equivale ao baptismo.
Assim como em qualquer religião o islamismo possui os seus lugares sagrados. Meca representa a cidade onde se encontra a mesquita principal da Arábia Saudita sendo o 1º lugar sagrado do Islão, Medina é o 2º lugar sagrado do Islão visto que foi para esta cidade onde Maomé se refugiou quando estava a ser perseguido e por ultimo Jerusalém é o 3º lugar sagrado pois é nesta cidade onde se acredita que Maomé ascendeu ao céu e falou com Deus.
Concluindo, actualmente para grande espanto de ambas, constatamos que o islamismo é a 2º maior religião do Mundo estando a crescer rapidamente. Com este trabalho podemos também compreender o facto de existir um grande conflito entre os países islamicos e os EUA, devendo-se ao fundamentalismo instalado nestes países estar contra ao apoio dos EUA a Israel bem como o seu apoio a regimes aos quais os fundamentalistas se opõem.
Sem comentários:
Enviar um comentário