segunda-feira, dezembro 03, 2007

Terrorismo (Por Luciano)

Eu aprendi que o Terrorismo não pode ser considerado uma guerra entre países, pois é praticado por um certo grupo. Esses grupo terroristas têm como objectivo praticar actos em defesa de ideais politicos ou religiosos. Aprendi também que os terroristas agem com um só intuito, matar ou destruir, de modo a conseguirem o que pretendem.
Hoje vejo o terrorismo de uma forma diferente. Antes pensava que o terrorismo era uma guerra, hoje já o vejo com outros olhos, sei que é um meio de pressionar Entidades ou Governos a agirem de acordo com os objectivos que os grupos terroristas têm.
O terrorismo tem dois olhares diferentes, o da União Europeia e o dos Estados Unidos da América. Para a União Europeia terrorismo é tudo o que coloca a vida humana em risco, como por exemplo explosões em áreas públicas, sabotagem de aviões, sequestros individuais ou mesmo reféns em grupo. Já para os Estados Unidos, é considerado terrorismo tudo o que é acto internacional, desde a falsificação de um CD, sabotagem de automóveis, ou o simples partir de um vidro. Este conceito aplica-se se a pessoa ou grupo que o praticar for estrangeiro, se for de nacionalidade americana já é considerado um acto de vandalismo.
Como consequencia destes actos, temos as sequelas deixadas após um ataque. Vitimas inocentes são normalmente o alvo desses grupos. E a isto ninguém pode ficar indeferente.

Luciano Silva

Sem comentários: