Neste trabalho sobre o Racismo e Xenofobia podemos constatar que pouco sabemos acerca desta “doença” que assola os países ricos e pobres e as razões a que levam as pessoas a praticarem.
A Xenofobia, um distúrbio a nível clínico, é agora considerada, como um mal que assolou as sociedades do antigamente e que depressa se veio a notar nas sociedades actuais.
Ao medo incontrolável, a tudo o que é estranho para um indivíduo, e que pode ser confundido, e levar a um ódio, ou a realizar acções racistas, denomina-se Xenofobia.
Em alguns países da Europa, os imigrantes são muitas vezes, alvo de grupos xenófobos ou racistas, que os discriminam, pela sua religião, por questões politicas e também por razões sociais, que por terem uma mentalidade retrógrada, julgam que estes imigrantes, lhes irão alterar o estilo de vida, e roubar o seu sustento, ou seja o seu trabalho.
Apesar do racismo, ser uma consequência da xenofobia, há algumas diferenças entre as quais, a mais notada e característica é a aversão à cor do indivíduo em questão.
Vários grupos xenofobicos e /ou racistas, como os Skinheads, os Ku Klux Klan (KKK), neonazis entre outros tem como objectivo comum a aniquilação de todo o que é estranho, ou diferente. São em regra grupos ultra-nacionalistas.
Tivemos também conhecimento que as populações de alguns países subdesenvolvidos tendem a emigrar para os países ricos, por exemplo para um pais da Europa, com o objectivo de encontrar uma vida melhor, melhores condições tal como um trabalho melhor.
.
Elaborado por: Martinho Ferreira
Thiago Soares
Sem comentários:
Enviar um comentário