quinta-feira, maio 22, 2008

Relações Familiares antes da Revolução de 1974


"Era uma relação aberta e confortável. Não me recordo que houvesse assuntos assumidamente tabus".

Entrevista realizada por Diana Silvano. Idade do Entrevistado em 1974: 16 anos

"Era uma relação mais fechada que a de actualmente, não havia tanta liberdade. A própria sociedade civil não permitia porque havia um determinado tipo de depressão. Tinha que haver um certo respeito em relação ao que o poder definia".

Entrevista realizada por Joana Bonito. Idade do Entrevistado em 1974: 22 anos

"Era muito boa, Era sempre muito boa. Éramos obedientes, o que os pais diziam era uma escritura. O que os pais diziam estava certo porque sabíamos que os pais é que queriam o nosso bem, não os de fora. Eram pobres mas alegres e trabalhavam no campo (...) [dáva-me melhor] Com os tios. Eram pobres, cada qual desenrascava-se. Uma vez por ano o avô matava um porco e a família reunia-se. Na época do Natal, a fogueira ficava a arder desde o natal ao dia de Reis, era um dia festivo como o Natal ou Ano Novo. Os avós faziam uns doces e fritos, e andávamos a brincar".

Entrevista realizada por Martinho. Idade da Entrevistada em 1974: 32 anos


"Eu sempre me dei bem com os meus pais apesar de vivermos numa sociedade mais fechada. Existia mais autoridade por parte dos pais, os filhos eram mais obedientes, e hoje enquanto professor vejo que existe muito menos autoridade, os pais mimam demais as crianças, enquanto que antigamente era tudo muito diferente, tinham de se contentar com o que tinham".

Entrevista realizada por Joana Carpelho. Idade do entrevistado em 1974: 17 anos

Sem comentários: