quinta-feira, maio 22, 2008

O Namoro e o Casamento antes da Revolução de 1974


"Era uma sociedade muito mais atrasada, muito mais reprimida. Os namorados faziam muito mais coisas às escondidas (risos) (...) Principalmente em relação ao divórcio, existiam muitas diferenças. As pessoas eram mais reprimidas, a sociedade criticava aquelas que se separavam, era tudo muito mais controlado. Se uma mulher se queria separar do marido era bastante criticada, enquanto que hoje em dia já não, as mulheres têm muito mais liberdade e direitos perante a sociedade".

Entrevista realizada por Joana Carpelho. Idade do Entrevistado em 1974: 17 anos


"Os beijos antigamente eram às escondidas porque os namorados tinham medo dos pais, e os pais não consentiam. Havia vergonha da parte dos namorados. Havia respeito."

Entrevista realizada por Joana Carranca. Idade do Entrevistado em 19674: 35 anos

"Era a um Quilometro de distância (risos). Era a janela e nos bailes, ao domingo e quarta-feira. Não é como hoje. Era uma lei e todos sabiam. Mas para namorar tinham de pedir aos pais. Os que não eram permitidos, os pais batiam (...) A avó era pobre e os pais do avô não deixavam porque eram ricos e queriam uma mulher rica. Os pais dele não foram ao casamento e até nos queriam matar. Na terra uma rapariga que andava com um rapaz, se ele a deixasse era raro ela casar, com medo que ela já tivesse sido beijada. Só quando estavam para casar é que se beijavam. Também faziam maroteiras como agora mas não se sabia. Um beijo na altura era uma desonra. Quando andavam na catequese já ensinavam que não se podia beijar. Agora depois da missa eles cumprimentam-se todos. Na altura “Ai Jesus!”

Entrevista realizada por Martinho. Idade da Entrevistada em 1974: 32 anos


"[O divórcio] Embora permitido, tinha um processo muito mais complicado porque a igreja exercia uma curta pressão sobre a sociedade e o governo político, porque se não vejamos o seguinte; a seguir ao 25 de Abril, o então ministro da justiça, Dr. Salgado Zenha, numa das suas deslocações a Roma, conseguiu obter da hierarquia da igreja uma alteração à concordata, o que permitiu flexibilidade ao novo regime jurídico português".


Entrevista realizada por Joana Bonito. Idade do Entrevistado em 1974: 22 anos

2 comentários:

Anónimo disse...

é isso aí, cara q coisa, não??? Eu sou evangélica e o namoro é um pouco assim mesmo. temos que nos respeitar pois o mesmo deus de antes é o de hoje, cara.
Então, as coisas que eram erradas antes continuam sendo hoje.

Anónimo disse...

bom,eu axo a mesma coisa.
nau sei pq é que tudo mudou desse jeito.
se o deus é o mesmo.