quinta-feira, maio 22, 2008

25 de Abril de 1974




Nos meus tempos de escola - não foi há tanto tempo assim - os manuais escolares não abordavam muito profundamente o tema do 25 de Abril. O que fui aprendendo foi essencialmente pelo que os professores e a minha família contavam. Infelizmente, actualmente, o conhecimento dos jovens sobre a Revolução de Abril continua deficitário. Essa foi aliás, e muito bem, uma preocupação expressa pelo Presidente da República aquando das comemorações este ano. Considerando todos estes aspectos pensei este ano em retomar uma metodologia que já tinha experimentando há dois anos... Haverá maneira melhor de aprender do que falar com as pessoas próximas de nós (família, vizinhos, amigos) que tivessem vivido nessa altura? Na minha opinião, os objectivos de aprendizagem foram cumpridos com sucesso e as entrevistas por vós realizadas são autênticos documentos históricos e que por essa razão deverão ser partilhados. Assim, e como vos prometi, colocarei neste blogue alguns excertos das vossas entrevistas para que desta forma, partilhando, possamos todos nós contribuir para manter viva a nossa História ainda tão presente...

Por várias razões que se relacionam com a privacidade e protecção dos entrevistados, as respostas vão apresentar-se anónimas.

Continuo, entretanto, à espera que todos me enviem as entrevistas...

Já enviei para todos um convite para se tornarem editores directos do blogue. Espero que continuem a mantê-lo activo e que este seja um ponto de ligação entre todos nós.

Um abraço grande e muitas saudades da vossa formadora que vos adora e que tem muitas saudades,

Ana Neves

Sem comentários: