quarta-feira, novembro 23, 2005

Neoliberalismo

Quando se diz que vivemos num mundo neoliberal, o que queremos dizer?

Quando se diz que vivemos num mundo neoliberal, queremos dizer que vivemos num mundo caracterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, desregulamentação dos mercados, privatizações das empresas estatais e o abandono do "welfare state".
O neoliberalismo surgiu na década de 80 com a 3ª fase da Globalização inaugurada por algumas potências económicas mundiais, e que impôs a todo o mundo o dito "Capitalismo".

Num sistema neoliberal o estado não interfere na vida económica do país, as empresas têm total liberdade de actuação devido à desregulamentaçao dos mercados.

Num sistema neoliberal as empresas públicas são privatizadas com o intuito de diminuir as despesas públicas. Por outro ladoo neoliberalismo caracteriza-se pelo abandono do "welfare state" que se verifica no abandono do estado de previdência, na privatizaçao dos serviços da saúde, educação e na menor comparticipação dos estados para o apoio social aos seus cidadãos.

É por estes motivos que os críticos acusam a Globalização de ser responsável pela exclusão social, aumento da pobreza, desemprego, e de provocar crises económicas sucessivas. Por isto tudo é que se diz que..."Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres!".

Realizado por:

  • Ana Cristina Afonso
  • Carla Deus
  • Nelson Nunes
  • Verónica Almeida

Sem comentários: