quarta-feira, novembro 23, 2005

Características Negativas da Globalização

Podemos considerar 3 as características negativas da globalização:

1) a insegurança de emprego e de rendimento: há um aumento significativo na taxa de desemprego devido ao facto de cada vez mais as empresas sairem do país em que se situam para outros paises onde a mão-de-obra é mais barata deixando assim um grande número de desempregados.
Devido ao facto dos estados não terem poder suficiente para interferir nas leis de mercado e de concorrência, já que vivemos num mundo neoliberal; os trabalhadores ficam sujeitos a contratos precários sem garantias de renovação dos mesmos.

As empresas tomam decisões em benefício próprio, com vista ao lucro, realizando fusões e aquisições que culminam com a redução ou despedimento colectivo e que inúmeras pessoas sem rendimentos.

2) a insegurança na saúde, isto é, com a livre circulação de pessoas (desaparecimento de fronteiras), aumentou o movimento migratório, o que conduziu à propagação de determinadas doenças como por exemplo o vírus HIV que pode ser transmitido, por exemplo, através do contacto sexual desprotegido.

3) a insegurança cultural. Cada vez mais estamos a perder a nossa identidade cultural devido ao bombardeamento constante de publicidade, música e filmes e outros produtos audiovisuais dos quais resultam a formação de autênticas tribos globais de determinada marca ou estilo.



Comentário elaborado por:


  • Ana Catarina
  • Ângela
  • Daniela Costa
  • Leocádia
  • Maria Helena
  • Mónica Carvalho

2 comentários:

Ana Maria Neves disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria Paula disse...

tao de parabens pela explicação , me ajudou demais com a prova qe eu fiz, valendo 8 eu tirei 7,5 !!
bjs e vlww