terça-feira, abril 25, 2006

25 de Abril


Desde a constituição portuguesa de 1933, altura em que se instaurou o Estado Novo em Portugal e o dia 25 de Abril de 1974, que a população portuguesa esteve sujeita a um regime ditatorial que teve como principais chefes de estado, Salazar( que antes de se instaurar o regime em Portugal já tinha ganho fama pela forma como desempenhou o cargo de Ministro das Finanças) e Marcelo Caetano( que substituiu Salazar após a sua morte e desempenhou o papel de chefe do regime até 25 de Abril de 1974).
O Estado Novo foi um regime ditatorial que prevaleceu sobre Portugal, e que privou a população portuguesa de qualquer tipo de liberdade a que tivessem direito, como a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa.
Durante o Estado Novo, a situação social das pessoas era regida segundo as normas do regime. As pessoas não podiam falar mal do governo, pois sofriam represálias da PIDE;as pessoas não podiam votar, pois qualquer força política que fizesse oposição ao governo era proíbida; as raparigas e os rapazes não podiam andar na mesma escola; não era permitida a troca de afectos entre namorados em locais públicos; as pessoas não se podiam manifestar contra o regime;existia um grupo de jovens chamado Mocidade Salazarista, da qual todos os rapazes eram obrigados a pertencer e cujo símbolo principal de identificação era um S que se encontrava inscrito no cinto; e a informação que pusesse em causa as acções do Estado era censurada por homens, que a mando do Estado punham uma cruz com um lápis azul em cima de todos os artigos que não interessavam ao Estado.
Em termos económicos, a população sofria bastante pois a situação económica do país não era a melhor( o que levava algumas pessoas a tornarem-se "bufos" de modo a garantirem mais algum dinheiro), e quem sabe se Portugal tivesse aproveitado melhor as suas colónias e, em vez de as ter só para dizer que estas lhe pertenciam, tivesse extraido de lá algumas riquezas a situação económica não fosse melhor.
Em termos políticos, a situação de Portugal durante o regime estava sustentada na existência de uma única força política legal( visto que todos os outros partidos eram ilegais) e na existência de boas relações com outras grandes potências( como a Espanha, os E.U.A., etc.) sem no entanto se meter em grandes conflitos a nível mundial( como a II Guerra Mundial por exemplo).
Uma das grandes manchas deste regime, se não mesmo a maior, foi a Guerra Colonial. Esta guerra deveu-se ao facto de no final da II Guerra Mundial, a ONU ter elaborado um documento, no qual queria que todos os países democráticos dessem a independência às suas colónias. Como Portugal não era um país democrático, não cumpriu esse pacto, o que fez com que as populações das suas colónias entrassem em guerra com o estado português( Guerra Colonial). Essa guerra deu-se em três frentes: Angola, Guiné e Moçambique, e o Estado Português enviou para lá todos os joven disponíveis.
Apesar de estar a haver uma guerra o Estado escondeu tal facto da sua população, controlando a correspondência dos soldados e fazendo com que estes enviassem mensagens que dessem a entender que eles estavam bem e a divertir-se.
Foi por causa de todos estes factos que o dia 25 de Abril de 1974 foi tão importante para Portugal, pois foi neste dia que as forças militares portuguesas se uniram para deitar abaixo o regime do Estado Novo, e , organizaram uma revolução na qual não foi disparado nenhum tiro, e na qual apenas há registo de duas mortes que ocorreram devido à acção de menbros da PIDE antes de se renderem; e esta revolução ficou conhecida pela revolução dos cravos, pois as floristas existentes na baixa de Lisboa puseram cravos nas armas dos soldados enquanto estes iam passando.
O dia 25 de Abril de 1974foi tão importante poeque devolveu a Democracia, a Liberdae e a Paz á população portuguesa.

1 comentário:

Ana Maria Neves disse...

Olá! Muito bem... apenas há por aí alguns erros que convém corrigir :)