sexta-feira, novembro 30, 2007

Comentários ao Filme "O Sorriso de Monalisa"

Coloquemos aqui os nossos comentários sobre este filme que visualizámos hoje na aula.

Consumismo e Endividamento das Famílias (Por Rita e Nanci Barbosa)

O nosso trabalho começa por nos descrever os valores surpreendentes ligados aos empréstimos cada vez mais usados pela nossa sociedade.

No ano de 2004 os empréstimos feitos pelas famílias portuguesas atingiram os 117%. O banco refere que os empréstimos aumentaram 10% nesse mesmo ano, de igual forma o empréstimo à habitação também aumentou... O Banco de Portugal relata que os salários sem impostos cresceram acima da média em 2004, contudo, a economia portuguesa perdeu concorrência nas exportações, «daí um aumento dos custos unitários do trabalho acima da zona euro» *****

Com este aumento e com a nossa sociedade cada vez mais consumista, perguntamos a nós próprios como pode ser possivel haver cada vez mais empréstimos e mais dívidas??

Não encontrámos resposta, porque isto tudo torna-se num ciclo vicioso, que as pessoas nem se apercebem do dinheiro que gastam e dão por elas à frente de um banco a pedir empréstimos, muitas das vezes para pagarem coisas sem mera importância... Mas fazem isto sempre com a mentalidade de terem mais que os outros, como por exemplo, carros topo de gama em frente à porta de casa, ter telefone fixo e ao mesmo tempo telemóvel, prestação da casa e muito mais, e são capazes de passarem o mês a comerem enlatados e comidas plásticas para terem o que não podem ter.

Muitos destes empréstimos que depois vão levar às futuras prestações dão-se devido à grande publicidade enganosa, que infelizmente à cada vez mais pessoas a deixarem-se enganar...

A publicidade é um dos factores que leva as pessoas cada vez mais a aderir ao consumismo, estas ficam com uma imagem iludida em relação aos produtos e em vez de se informarem para saberem se é uma publicidade enganosa ou não, deixam-se levar pela linda aparência, e aí tudo começa com um simples empréstimo, amanhã mais um e torna-se num «hábito». A grande maioria dos ordenados tende para se manterem ou até mesmo continuarem a baixar, e o aumento dos empréstimos continua.


***Diário de Noticias


Rita e Nanci

Igualdade de Oportunidades - Incapacidades ( por Ana e Joana Carpelho)

No âmbito da disciplina de Mundo Actual, foi nos pedido para realizar um trabalho sobre a Igualdade de Direitos na Deficiência.

O termo “deficiente” é um dos mais usados hoje em dia e de uma maneira errada, pois trás consigo uma conotação negativa e por este motivo começou a ser recusado pelos especialistas da área. Esta palavra promove o preconceito e a desvalorização das pessoas com algum tipo de deficiência.

Há em Portugal cerca de um milhão de pessoas com deficiência, em que grande parte desse número vive isolado e sem possibilidade de sair de casa ou de se mover na via pública devido às grandes barreiras arquitectónicas que não prejudicam somente as pessoas com deficiência, como também prejudicam os idosos e pessoas com limitações temporárias de locomoção. Temos como exemplo de barreiras arquitectónicas as escadas, os transportes públicos, os multibancos, os carros estacionados em cima dos passeios, etc.

O acesso à Educação está limitado particularmente para as crianças e jovens que possuem algum tipo de deficiência. A Educação Especial tem-se centrado nestes jovens, no entanto, a Educação regular passou também a prestar mais atenção a pessoas com necessidades educativas especiais e a tentar combater o insucesso escolar das mesmas. As poucas habilitações literárias e as desvantagens em relação à obtenção de emprego já são só por si razões suficientes para que seja dada formação profissional a pessoas portadoras de deficiência.

Em relação a emprego não existem facilidades, uma vez que nas crises financeiras estas pessoas são as primeiras a ser despedidas; quando têm um emprego, geralmente, são mal pagas e ocupam lugares de baixo posto.

Outro dos problemas é o acesso aos cuidados de saúde pois muitos centros de saúde ainda são inacessíveis devido às dificuldades de locomoção que dos portadores de deficiência.

Na sexualidade e maternidade também existem serias lacunas pois as pessoas incapacitadas são as maiores vítimas de abusos sexuais, psicológicos e físicos. As mulheres são aconselhadas a evitar a maternidade e a recorrer a formas de esterilização tais como a histerectomia.

Podemos então concluir que os governos deveriam dar mais atenção a este tipo de pessoas e disponibilizar mais ajudas para que estas conseguissem ter um nível de vida mais elevado e com melhores condições. Este trabalho ajudou-nos a mudar a nossa mentalidade e pelo menos tentámos com que os nossos colegas ficassem mais alerta para este tipo de problemas.

Ana Mateus & Joana Carpelho – 1ºano

O Aquecimento Global (por Joana Carranca e Paula)

O tema que nós escolhemos foi o Aquecimento Global. É um tema muito falado hoje em dia, mas que pouca gente sabe no que consiste e pouca gente conhece a real dimensão e consequências deste problema.

Nós, com este trabalho ficámos a conhecer as consequências deste problema bem como o Protocolo de Quioto.

Também achamos, que conseguimos com que os nossos colegas ficassem a entender este tema e que ficassem mais sensiblizados acerca das consequências e dos malefícios do Aquecimento Global.

Aprendemos que o Aquecimento Global, consiste no aumento da temperatura media da superfície global e que o Aquecimento é mais acentuado nos continentes do que nos oceanos.

Aprendemos também que é provocado pelo aumento das concentrações de Gases; pela queima de combustíveis fosseis o que provoca o aumento dos níveis de CO2 na atmosfera; o corte de grande número de árvores; uso abusivo de águas subterrâneas e do solo para agricultura industrial e do maior consumo energético e de poluição.

Joana Carranca e Paula

O Terrorismo (por Susana Simões)

O trabalho que realizei retrata o terrorismo que segundo a União Europeia são actos intencionais praticados pelas diferentes organizações terroristas que muitas vezes afectam gravemente um país ou uma organização internacional, quando são praticados com a intenção de intimidar gravemente uma população; desestabilizar ou destruir as estruturas políticas, económicas ou sociais de um país ou organização.

Segundo o departamento do Estado Norte-americano terrorismo são todas as actividades que vão desde a pirataria à sabotagem de um meio de transporte, entre muitos outros actos cometidos que afectam muitas vezes a população.

Os fundamentos do terrorismo são essencialmente políticos e religiosos.


Tal como se pode prever todos os actos cometidos no terrorismo têm consequências tais como:


- Destruição total ou parcial de uma cidade ou estado;

- Prejuízos a nível financeiro (ex. torres gémeas);

- Põe em perigo a segurança de um ou mais indivíduos;

- Causa estragos que são considerados a uma população;

- Destroem essencialmente infra estruturas de um país.


Existem, como já referi anteriormente, algumas organizações terroristas tais como: PKK – Partido dos trabalhadores do Curdistão; HAMAS – Movimento de Resistência Islâmica; ETA – Euskadi e liberdade; AL-QAEDA – movimento político e religioso; JIHAD ISLAMICA PALESTINIANA – movimento político religioso.


Reflexão: Antes da realização deste trabalho não tinha a noção do que seria o terrorismo. Aprendi que hoje em dia o terrorismo é mais falado essencialmente devido ao atentado do 11 de Setembro de 2001, pois foi um atentado que abalou o estado norte-americano assim como todo o mundo que teve acesso a esta notícia. Tal acontecimento deu origem a problemas financeiros bem como o facto de ter afectado a população em questão. Aprendi também com este trabalho que o terrorismo “ não tem face”, pois cada indivíduo tem a sua noção de terrorismo e este pode ser praticado por qualquer raça ou nacionalidade.

Na minha opinião o terrorismo é considerado crime a nível internacional e tenho a ideia que esta noção nunca desaparecerá, pois o terrorismo nos nossos dias jamais acabará!


Trabalho realizado por: Susana Simões

domingo, novembro 04, 2007

Genial

Meninos, vejam isto. A criancinha nem tem 2 anos! É surpreendente!!!